Território CEU Pinheirinho D´água

Espaço público     |     Não executado

São Paulo - SP
2016

Área

32.920 m²

Extensão

5,5 km

Autor

Raul Pereira

Coordenação

Paula Martins

Equipe

Claudia Kawakami
Fabiola Hidaka
Leandro Fontana
Lígia Teresa Paludetto
Rulian Nociti

Colaboração

Beatriz Carvalho da Rocha
Lenita Franco de Sena
Luiz Paulo Canepa
Pedro Petry

Ilustrações

Alexandre Freitas

Projeto de drenagem

HKM Engenharia Ltda

Projeto de estruturas

PRCA Engenharia Ltda

Projeto geométrico

Cartesiano Engenharia

Realização

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano de São Paulo - SMDU

O Território CEU Pinheirinho d’Água situa-se no distrito do Jaraguá, na Zona Noroeste do Município de São Paulo, nas proximidades do Parque Pinheirinho D’Água, elemento estruturador e que impulsionou a elaboração da proposta inicial feita pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU). O Parque foi fruto de um projeto elaborado junto à comunidade, no início dos anos 2000, e, desde 2013, junto a Diretoria Regional de Educação de Pirituba-Jaraguá, assume o protagonismo nas propostas de transformação do espaço em um Parque Educador, acolhendo 23 escolas públicas no raio de 1,5km de distância.

O projeto para o Território CEU Pinheirinho d’Água fez parte das estratégias de ordenação territorial planejadas pela Rede de Estruturação Local proposta pelo Plano Diretor Estratégico do Município de São Paulo (Lei nº 16.050 de 31 de julho de 2014). Os objetivos desse projeto visaram integrar e potencializar a acessibilidade aos equipamentos sociais, educacionais, culturais e esportivos pré-existentes no território. Desse modo, foi previsto a ampliação e a qualificação do espaço peatonal e cicloviário, a arborização urbana, a implantação de iluminação e mobiliário urbano e a criação de espaços de permanência e contemplação ao longo do seu perímetro, ao todo foram propostas 10 praças com usos diversificados – área de estar, equipamentos de ginástica, brinquedos infantis, pista de skate.

Além do Parque Pinheirinho D’Água, elemento estruturante de articulação do Território CEU, que concentra em seu entorno diversos núcleos residenciais e equipamentos de educação, a proposta também prevê, em projeto sob responsabilidade da SMDU, a construção do CEU Pinheirinho d’Água, edifício que irá ampliar os programas voltados a atividades de educação, cultura e lazer na região.

A proposta do Território CEU Pinheirinho d’Água constitui um espaço articulado para uso dos equipamentos urbanos novos e pré-existentes, possibilitando maior fruição dos espaços e o resgate do sentimento de pertencimento e cidadania.